Quando trocar o filtro de ar do seu carro?

 

No geral, muitos donos de carro preocupam-se apenas em colocar o combustível no automóvel e realizar as revisões  conforme o Manual. E acabam por não conhecer parte da mecânica do carro e alguns pontos de atenção.

Mas o filtro de ar do motor é um destes itens importantes que é necessário conhecer um pouco, pois ele afeta tanto o rendimento do motor como o consumo de combustível.

Por isso, no post de hoje vamos entender qual é a função do filtro de ar do automóvel, ver a importância dele para a vida útil do motor e quando trocá-lo.

 

Filtro de ar do motor: para que serve, afinal?

O filtro de ar tem um papel muito importante no bom funcionamento do veículo: é ele que fornece oxigênio para o motor.

Como revela o próprio nome, este item filtrar o ar, impedindo que impurezas e partículas penetrem no sistema do motor durante a recepção do oxigênio. 

A ABRACAF lembra que, em um automóvel, existem dois tipos de filtros de ar: o do motor (que falamos anteriormente) e o de cabine (aplicado para proteger o interior do carro). 

No caso do filtro de ar do motor, a filtragem é dividida em duas operações distintas: as partículas mais pesadas, que vão para o fundo do filtro; enquanto as mais leves são retidas no elemento filtrante (aquela parte que tem um formato sanfonado).

 

Quando o filtro de ar do motor está sujo e/ou danificado

Quando o automóvel não passa por uma manutenção preventiva mais cuidadosa, é possível que o filtro de ar fique saturado ou muito sujo. Quais são as consequências?

  • gasto maior de combustível; 
  • desgaste precoce em alguns componentes do carro;
  • perda de potência do motor;
  • dentre outros.

 

Quando trocar o filtro de ar do carro?

Cada modelo tem as orientações específicas que constam no Manual do Veículo. No geral, recomenda-se a substituição do filtro de ar após uma determinada quilometragem. 

Mas, para além dos quilômetros rodados, é importante o motorista ficara atento a outras variáveis, tais como o terreno por onde o carro transita, pois o ar pode ter mais impurezas.

De maneira geral, a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados costumam ser as médias mais comuns. 

 

Sinais de que está na hora de trocar o filtro de ar

O ideal é não descuidar das revisões preventivas do carro, como já pontuamos anteriormente.

Mas seguem alguns sinais:

  • fumaça escura que sai do escapamento do veículo;
  • perda de potência do motor durante a aceleração;
  • motor “engasgando” (também pode ser outro problemas).

Mas se você não quer se preocupar com todas essas trocas e itens, que tal confiar o seu carro à  Prema Car? Cuidamos da revisão do seu carro de maneira transparente.

Você sabia que só com a Prema Car a revisão do seu automóvel é totalmente filmada? Além disso, pela nossa plataforma você pode acompanhar o desgaste dos itens de segurança do seu carro. 

 

Ficou curioso ou curiosa para saber mais? Acesse agora o nosso site e peça, gratuitamente, um orçamento para a gente. 

Além disso, acompanhe sempre as novidades sobre revisão de carro, dicas de como economizar com o seu carro e muito mais no nosso nosso blog

Right Menu Icon