O que fazer depois da enchente? | Prema Car

O que fazer depois da enchente?

Com a chegada da temporada de chuvas, os motoristas devem ficar atentos para não serem pegos em enchentes que podem danificar o carro. A água das enchentes quando invade o motor, acaba causando grandes danos e estragos nas peças e componentes. Mas caso você não consiga escapar, tome alguns cuidados para minimizar e reverter os danos.

Primeiramente, confira se sua apólice do seguro tem cobertura para causa naturais, caso sim, muito provavelmente, seu carro estará coberto caso seja atingido por uma enchente e outros acidentes do tipo como quedas de árvores. Porém é importante ressaltar que caso você tente atravessar uma enchente por conta própria, o benefício pode ser perdido.

Após a água baixar, não ligue o carro, mesmo que ele pareça bem. Uma vez que, se a câmara de combustão tiver sido invadida, o acionamento do motor irá causar um calçamento hidráulico, que é quando há um travamento abrupto dos pistões e causando o empeno das bielas. E para consertar apenas com a retífica do motor, onde os preços podem chegar até R$ 20 mil dependendo dos danos. Ainda no motor, é importante verificar o filtro de ar, caso ele esteja molhado ou houver água no local, significa que outras partes do motor foram invadidas e será necessária a troca e manutenção de seus componentes.

Caso o óleo do motor tenha sido atingido, será necessária a troca por drenagem, uma vez que p conteúdo contaminado perde suas funcionalidades, assim é preciso retirar todo o conteúdo contaminado que está alojado no reservatório, cárter, assegurando que esteja em condições para receber o produto novo, além disso é recomendável também a troca do filtro de óleo. Além disso, outros componentes e partes do motor podem ser afetadas por alagamentos, como discos e pastilhas de freio, fluidos essenciais do carro e a transmissão por exemplo.

A cabine também requer atenção especial em casos de enchentes, primeiramente, se deve remover os bancos para a limpeza deles e de outros componentes. Para os bancos, usar um pano úmido e depois limpar com produtos adequados como sabão neutro, por fim deixá-los secando ao sol antes de serem colocados de volta, o mesmo procedimento deve ser feito para os tapetes. Para o assoalho será necessária a troca do feltro antirruído por um novo e a limpeza pode ser feita com um pano úmido e xampu biodegradável neutro.

Os cintos de seguranças podem ser limpados com um pano úmido e deixados afivelados para secar. As borrachas também precisam de cuidados quando atingidos, uma vez que se houver acúmulo de água na vedação, a carroceria pode oxidar nesses pontos. O procedimento é parecido com o resto, retirar as borrachas e limpar com pano úmido tantos elas quanto na lataria e nas junções das peças emborrachadas. A limpeza da cabine é importante, pois o acúmulo de água suja causa mofo e mau cheiro no carro. Além disso, é recomendado a troca do chicote elétrico, pois, a água pode afetar e comprometer o funcionamento dos componentes elétricos além de oxidar a fiação, estragando ela.

Right Menu Icon