O que é manutenção preventiva?

Você sabe o que é manutenção preventiva? Funciona como um check-up médico, que consiste em alguns exames clínicos, de imagens e laboratoriais realizados de maneira períodica com o objetivo de avaliar o estado atual de saúde do paciente e diagnosticar de maneira precoce doenças que ainda não manifestaram sintomas.

Agora pense no seu carro como uma pessoa e a mantenção preventiva como um check-up médico para ele. Onde é realizada a checagem e se necessária a manutenção dos freios; suspenção; injeção eletrônica; motor; câmbio; iluminação; sistema de ar-condicionado; pneus e outros. Vale lembrar que a caso seja necessária a troca de peças ela só é feita com autorização do proprietário e com orçamento preestabelecido.

Beneficios

O principal beneficio da preventiva é como o próprio nome diz, a prevenção e a segurança de que o carro não vai te deixar na mão. Além disso, o serviço minimiza os custos das manutenções, uma vez que, sempre que quebra é mais caro.

Outro grande beneficio é a segurança. Um carro “saudável” pode ser sinônimo de um carro seguro. Então, principalmente, antes de fazer aquelas viagens longas e gostosas com ele, lembre-se de verificar se está tudo em ordem e pronto para a aventura. Assim, garantindo sua segurança e a da sua familia/amigos, mas, manter o carro em bom estado também evita multas e dores de cabeça desnecessárias.

Aqui na Prema Car você pode usufruir de todos os beneficios sem precisar sair de casa. Leia aqui nossos diferenciais e o porque contratar nossos serviços.

Manutenção preventiva x manutenção corretiva

Manutenção corretiva é o reparo após a ocorrência de falha, então, algum tipo de medida é tomada apenas após o carro parar ou apresentar mal funcionamentos que incomodem o motorista. Assim, o mais comum é que o carro de pane antes do proprietário tomar alguma medida. Dessa forma, ela só acontece se o dono não cuidar bem de seu carro ou com serviços de má qualidade.

Com isso, a manutenção preventiva existe, justamente, para o consumidor depender cada vez menos dos serviços corretivos, colocando eles com algo mais emergencial.

Pode não parecer, mas manter o carro saudável acaba sendo mais barato do que esperar ele apresentar problemas para corrigi-los. Acaba sendo mais caro pagar por peças e consertos na hora da necessidade, ou seja, quando uma peça de fato quebra ela pode acabar afetando outras peças elevando o preço do conserto. Além disso, a falta de cuidado e atenção também podem gerar multas de trânsito. Vale ressaltar que fora os custos monetários também podem ser citados as dores de cabeça que os problemas no carro geram. Como por exemplo, estar aproveitando uma relaxante viagem em família e ficar preso no acostamento da estrada devido a falhas mecânicas.

Esperar para realizar manutenções corretivas, significa também não saber ao certo a disponibilidade do seu carro. Ele pode funcionar hoje, mas amanhã algum problema aparecer e ficar indisponível durante algum tempo. Enquanto aquele que mantém seu veículo “saudável” e em dia não precisa ficar se preocupando se amanhã ele terá um meio de locomoção ou não. Claro que acidentes podem acontecer, mas, serviços de má qualidade não, com nossa parceria com a Escola do Mecânico garantimos uma entrega de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *