Luzes do Painel

Luzes do painel: você conhece as principais?

Muita gente não sabe o que significa as luzes do painel do carro, não é mesmo?! De acordo com o Portal WebMotors, as luzes de segurança do painel do carro seguem um certo padrão entre as fabricantes.

Assim, no geral, as luzes vermelhas apontam necessidades urgentes, que podem indicar até ser preciso uma parada imediata. Já as amarelas têm menos pressa de pronta resolução, mas ainda assim precisam de atenção por parte do motorista. Já as luzes de outras cores podem representar pisca-alertas, faróis ou a utilização de demais equipamentos ou tecnologias.

Por isso, no post de hoje vamos ver o significado de algumas luzes do painel e entender quais são as melhores precauções para não ter surpresas com o seu carro. Vamos lá?!

Principais luzes do painel: o que é preciso saber?

Vamos conhecer as principais luzes do painel para você não ser pego desprevenido ou desprevenida?!

Luz de freio

A luz de freio é representada por uma espécie de exclamação. Ela indica que o freio de estacionamento, também conhecido como “freio-de-mão”, está acionado. Ou seja, que você esqueceu de abaixá-lo completamente.


Mas se você já confirmou e ele está abaixado até o final, caso a luz mantenha-se acesa, isso pode indicar:

Baixo nível do fluido;  

✓ Mau funcionamento;

✓ Desgaste dos componentes.

Se esta for a situação (freio de mão completamente abaixado, mas a luz continua acionada), nada de ficar dirigindo. Caso tenha uma oficina perto, leve o carro diretamente para lá. Caso esteja longe ou não seja possível, pare o carro e chame o guincho.

Pressão do óleo

Esse símbolo é muito parecido com uma lâmpada mágica do gênio e representa a pressão do óleo. É isso mesmo: muita gente pensa, erroneamente, que esse símbolo representa o nível (baixo) do óleo, mas não é. 

Assim, essa luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Se a luz acende, uma das possibilidades pode ser sim a falta de óleo, pois esta falta gera uma queda na pressão do sistema. Neste caso, completar o óleo resolve a questão.

Mas a outra possibilidade é o nível do óleo estar ok e, se a luz acendeu, pode ser um problema grave no sistema de lubrificação. Se este for o caso, nem arrisque ir rodando até a oficina: pare o carro.

Luz da bateria

A luz da bateria acesa no painel, ao contrário do que muitos pensam, não indica necessariamente defeito na bateria.

Ela pode alertar sobre o mau funcionamento de vários componentes do sistema elétrico, que inclui também alternador, correia ou fios. Se ela se mantiver acesa, portanto, significa que o carro pode não ligar da próxima vez.

A luz da bateria acesa no automóvel também pode significar que o tempo de vida da peça acabou. Porém, esse diagnóstico deve ser dado por um profissional qualificado.

Luz da injeção eletrônica

Toda vez que o motorista coloca a chave na ignição e gira, a luz da injeção eletrônica é uma daquelas que deve acender e, logo em seguida, apagar. Se não acender, significa que está queimada.

Porém, caso ela permaneça acesa ou piscando, indica defeito no motor ou no sistema de injeção. O problema pode estar nos seguintes componentes:

Velas;  

✓ Catalisador;

✓ Bicos injetores.

Ah, um detalhe que muita gente não sabe: se essa luz acender logo após abastecer o automóvel, a possibilidade é que seja combustível adulterado.

 Luz da temperatura do motor

A luz da temperatura do motor é uma das mais importantes do painel do carro e que o motorista precisa estar sempre atento. Caso ela acenda, pare imediatamente o carro e chame o guincho.

Essa luz de advertência acesa no painel indica que o aquecimento já está em níveis além do máximo recomendável.


A queima de combustíveis que acontece dentro do automóvel gera um calor tão grande que, se não for controlado, pode derreter e deteriorar acessórios do veículo. Por isso, o sistema de arrefecimento tem a função de manter a temperatura ideal do motor, que é de 90ºC.

Assim, quando acontece o superaquecimento, a luz de temperatura do motor acende.

Gostou de conhecer as principais luzes do painel do seu carro?! Se você não quer ter surpresas, mantenha a revisão preventiva do seu carro em dia. 

E de revisão preventiva a Prema Car entende. Ficou curioso ou curiosa para saber mais? Acesse agora o nosso site e conheça mais o jeito Prema de cuidar do seu carro.

E se você está gostando dos nossos posts, que tal saber mais sobre dicas de segurança: como se prevenir de assaltos no trânsito ou quando trocar o filtro de ar do seu carro? Acompanhe sempre as novidades sobre revisão de carro, dicas de como economizar com o seu carro, garantia de fábrica e muito mais no nosso blog ou pelo nosso Instagram.