Velocímetro de automóvel -Photo by Pixabay from Pexels

Garantia do automóvel: o que eu preciso saber na hora da revisão?

Comprar um carro zero é uma maravilha, não é mesmo?! O cheirinho de carro novo, sem problemas, só coisas boas… mas nem sempre é assim. Uma das preocupações quando se compra um carro zero é no momento da revisão preventiva: será que sou obrigado a fazer na concessionária ou posso escolher uma outra oficina mecânica?

Para entender mais sobre o assunto, veja no nosso post de hoje como funciona a garantia dos carros zero km e como fazer a revisão preventiva do automóvel durante a vigência desta garantia. Gostou? Vamos lá, então!

Como funciona a garantia do automóvel?

A proteção mínima que o consumidor de qualquer bem durável possui é conferida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é de 90 dias contados a partir da data da compra (conhecida como garantia legal). 

Mas a maior parte dos fabricantes de automóveis oferece uma cobertura, que costuma variar de um a cinco anos (chamada de garantia contratual). 

Uma coisa que muitas pessoas desconhecem é que os prazos das duas garantias se somam. Na prática, um veículo com garantia de três anos pelo fabricante está coberto por três anos e três meses.

De acordo com a Assobrav, nos últimos anos teve uma mudança no mercado de automóveis no Brasil e diversas marcas passaram a oferecer uma garantia de três anos para os seus carros zero km (até então, no geral os automóveis zero tinham um ano de garantia).

Porém, há algumas marcas que oferecem em determinados modelos cinco ou seis anos de garantia. Mas será que essa garantia de três, cinco ou seis anos afeta a minha escolha pela oficina no momento da revisão do carro?

 

Garantia do automóvel: posso fazer a revisão do meu carro em qualquer lugar?

Para que o dono do automóvel usufrua desta garantia contratual, é necessário seguir os procedimentos do manual de garantia do carro. Dentre esses procedimentos, realizar as revisões estabelecidas na rede credenciada. 

Porém, uma das consequências dos altos preços cobrados pelas revisões preventivas por parte das concessionárias é que muitos consumidores se sentem “tentados” a fazerem tais revisões em oficinas independentes. 

Porém,  é importante lembrar que isso pode gerar o cancelamento da garantia contratual. Então, o que fazer? Apesar de muito mais custoso, a recomendação é que, enquanto perdurar a garantia do seu automóvel, é mais vantajoso fazer na rede autorizada.

Mas, com o fim desta garantia, como já não há nenhuma vantagem em se manter fiel à concessionária, ainda mais com os preços extremamente altos, é importante encontrar uma oficina mecânica que trabalhe com transparência

 

A Prema Car cuida da revisão do seu carro de maneira totalmente transparente. Você sabia que só com a Prema Car a revisão do seu automóvel é totalmente filmada?

Ficou curioso para saber mais? Acesse agora o nosso site e veja como funciona o jeito Prema de oferecer transparência para você! 

Além disso, acompanhe sempre as novidades sobre revisão de carro, dicas de como economizar com o seu carro e muito mais no nosso nosso blog

Right Menu Icon