Como economizar combustível no dia a dia

Um carro que não possui falhas mecânicas e está sempre com a  manutenção preventiva em dia dificilmente terá problemas. Logo, é impossível manter o consumo de combustível rentável, quando não se tem conhecimento e controle sobre o funcionamento de todos os mecanismos do veículo.

Diante os dados do ranking de consumo nacional e anual de combustíveis do Inmetro, o gasto com o abastecimento gira em torno de 2.890,00 e 7.390,00 reais, podendo variar o valor conforme a sua demanda, devido as variáveis que foram consideradas na pesquisa, como o tamanho e a potência do motor.

Assim, decisivo por sua importância, o consumo de combustível torna-se um grande fator na compra ou na troca de um carro, pois é necessário ficar atento quanto aos quilômetros por litro o veículo consegue rodar tanto na cidade quanto na estrada. Diante esta análise também é necessário comparar e analisar a diferença da economia entre o etanol e a gasolina, para que se possa economizar e não ter gastos adicionais futuramente.

Mas como economizar combustível?

Para que haja a redução do consumo, uma iniciativa recorrente e rentável seria o investimento de um carro com o menor consumo possível, pois através da escolha é possível administrar melhor o orçamento.

A compra de carros com motor blue motion são representados com melhor eficiência, assim como os carros movidos a diesel, além dos elétricos e híbridos.

Manutenção: O cuidado com o motor, assim como a revisão do carro, devem ser feitas de maneira em que suas peças jamais sejam deixadas de lado, mas sempre trocadas quando possuírem defeitos. Segundo Amos Lee (Diretor da universidade Automotiva UNIAUTO), é preciso prestar atenção no carro, principalmente em suas marchas, estas que devem ser trocadas em seu tempo correto, sem prolongar o seu uso. Pois o desgaste desta peça é capaz de trazer prejuízos em combustível e também em gastos com o veículo.

Evite usar sempre o ar condicionado: Apesar de simples, o uso continuo do ar condicionado é capaz de aumentar cerca de 20% no consumo de combustível. Logo, o uso de insuflim, assim como estacionar o carro em meio a sombra ajuda no resfriamento do interior do veículo, menos em épocas calorosas de grande temperatura.

Calibragem de pneus: O atrito do pneu é completamente influenciado quando não existe a calibragem correta. Fazendo com que o seu esforço seja muito maior, e isso acabe resultando em um maior gasto e consumo de energia. Mantenha-o sempre calibrado, assim como também alinhado, geometria, com a sua direção em ordem.

Evite acelerar ou frear o carro sem necessidade: Após acelerar o seu veículo ou frear de forma brusca desnecessariamente, você está desperdiçando energia, isto porque existe uma grande queima de combustível que converte-se em velocidade o qual precisou novamente voltar a queimar para então acelerar novamente.

Evite grande volume no bagageiro: Para cada 50kg extras que se carrega, o consumo aumenta em cerca de 21%, e por este motivo tudo aquilo que for desnecessário deve ser retirado do veículo. Pois o peso influência no gasto de combustível, e quanto mais leve o carro estiver, mais fácil ele irá “arrancar”.

Mantenha a velocidade moderada: Quando existe o aumento de velocidade também existe o aumento de resistência aerodinâmica.

Evite deixar o carro em ponto morto: Apesar de ser visto como uma forma econômica, usar o ponto morto em descidas afim de economizar gasolina é um mito. Isto porque ao descer, o motor identifica que não é necessário injetar combustível, logo a marcha engatada é mais econômica e também mais segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *