Aproveite suas viagens sem problemas

Está terminando o ano e com isso chega o perído das férias onde muitos acabam fazendo divertidas e relaxantes viagens. Ninguém quer passar sufoco ou ter dores de cabeça durante uma viagem, principalemente nesse período. Então, fique atento em algumas coisas para poder aproveitar ao máximo suas férias e não se preocupar em passar por problemas.

Meio de locomoção

Antes de tudo é importante definir como será o meio de locomoção até o destino. Se for de avião ou de ônibus como chegar no aeroporto/rodoviária e mais importante, como ficar se deslocando dentro da cidade/região destino. Caso for de carro, é importante se certificar que está tudo bem com ele, assim é recomendável uma ida a uma oficina antes de sair.

Como explicado antes, a manutenção preventiva serve para impedir que problemas maiores aconteçam com as peças e consequentemente com o carro. Alguns itens merecem mais atenção que os outros antes das viagens, confira:

Freios: Tenha certeza de que seu disco de freio ou pastilhas estão em dia, não espere sair barulhos estridentes de ses pneus para fazer a verificação/troca. Também é importante estar ciente da situação do fluído de freio e do sistema ABS. Para isso sempre consulte profissionais confiáveis.

Óleo do motor: O óleo do motor tem duas funções essenciais para o funcionamento do carro, ele lubrifica as partes de atrito do motor e a outra é o papel de resfriamento do mesmo. Com isso é muito importante fazer a verificação e ter certeza de que está tudo em ordem.

Além do próprio óleo, é importante fazer a verificação e a eventual troca do filtro do óleo. Ele é quem retém as impurezas geradas pelo motor. Assim, não basta apenas usar e estar em dia com o óleo do motor, é necessário também dar a mesma atenção para o filtro.

Pressão e estado dos pneus: É importante se manter atento ao estado dos pneus, se eles estiverem muito gastos ou “carecas”, significa que em casos de chuva o carro pode acabar derrapando na pista. A pressão também é algo muito importante, caso esteja acima do recomendado, pode acabar causando rupturas e acidentes. E ao usar uma pressão abaixo leva a um maior desgaste do pneu e aumento do uso de combustível, pois o carro precisará enfrentar um atrito maior com o chão.

Pintura do carro: Apesar de parecer um item muito mais estético do que funcional, a pintura do carro merece atenção e cuidados. Mais do que estética, a pintura protege a lataria, evitando danos que podem aparecer com o passar do tempo, como ferrugens.

Ar condicionado: Antes de sair para viagem, é bom fazer a verificação e a eventual troca do filtro do ar condicionado. Um sistem obstruido pode significar um maior consumo de combustível, além de manter vírus e bactérias circulando, junto de um mau cheiro dentro do carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *