Homem fazendo manutenção em carro

Revisão do carro: qual é a importância da revisão preventiva?

Você sabe o que é fundamental para a valorização do seu carro na hora de vendê-lo? Isso mesmo: o estado de conservação do seu veículo. Para além disso, andar em um carro revisado periodicamente garante a sua segurança, da sua família, além de ser muito mais econômico.

 E para entender mais sobre a importância da revisão preventiva para seu carro, no post de hoje vamos falar mais sobre a sua importância. Ficou curioso ou curiosa? Vamos lá, então!

Manutenção corretiva x manutenção preventiva

Antes de falarmos acerca da importância de realizar a revisão periódica do seu carro, é importante entender as diferenças entre a manutenção corretiva e a manutenção preventiva.

A manutenção corretiva, como revela o próprio nome, é o reparo após a ocorrência de falha. Ou seja, é algum tipo de medida que é tomada apenas após o carro parar ou apresentar algum mau funcionamento. Aqui, o mais comum é que o carro dê algum tipo de sinal ou tenha uma pane antes do proprietário tomar alguma medida. É muito comum que estes problemas aconteçam quando não há um cuidado rotineiro com o carro (ou os serviços são de baixa qualidade). 

Já a manutenção preventiva existe, justamente, para o proprietário do automóvel depender cada vez menos dos serviços corretivos, colocando-os como algo mais emergencial. Se você quiser saber mais sobre este tema, vale a pena ler este outro post que fala sobre a manutenção preventiva.

 

A importância da revisão periódica do automóvel 

De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná, a revisão periódica dos veículos, além de prevenir acidentes por falha mecânica, também evita gastos maiores com manutenção. 

Obviamente que o período de checagem vai variar de acordo com o fabricante e o tipo de peça. Porém, uma recomendação geral é de que a manutenção preventiva dos principais itens do veículo seja realizada a cada 10 mil quilômetros ou seis meses, incluindo a troca de óleo que varia de acordo com a especificação do fabricante ou tipo de produto utilizado (fonte: Departamento de Trânsito do Paraná).

A Associação Brasileira Dos Distribuidores Volkswagen (Assobrav) destaca alguns cuidados para garantir a revisão do automóvel:

  • Escolher um lugar de confiança;
  • Solicitar um orçamento prévio;
  • Agendar com antecedência.

Por isso, nada de descuidar das revisões periódicas do seu carro. Lembre-se: isso vai ajudar (e muito) na hora da revenda, valorizando ainda mais o seu automóvel.

E é isso que nós, da Prema Car, fazemos: cuidamos da revisão do seu carro de maneira transparente. Você sabia que só com a Prema Car a revisão do seu automóvel é totalmente filmada? Ficou curioso para saber mais? Acesse agora mesmo e solicite um orçamento conosco. 

Além disso, acompanhe sempre as novidades sobre revisão de carro, dicas de como economizar com o seu carro e muito mais através do nosso blog

Right Menu Icon