4 problemas causados pela falta de manutenção preventiva no seu carro

Fazer a revisão do seu carro é essencial para manter em dia a saúde das peças e evitar situações que possam ser complicadas e até mesmo custar caro para resolver. Saiba agora possíveis consequências causadas pela falta da revisão no seu carro.

Como falamos no artigo “O que é manutenção preventiva”, sabemos que a revisão preventiva funciona como um check-up e sua finalidade é certificar que os itens de funcionamento do carro (freios, suspensão, câmbio, motor, entre outros) estão em bom estado ou precisam de manutenção. Seguir o cronograma de acordo com as exigências da montadora é essencial, tanto durante a garantia quanto os quilômetros que virão depois, pois acredite, não cuidar do seu veículo pode gerar dores de cabeças inesperadas e altos custos para o seu bolso no final do mês. Dentre os maiores problemas causados pela falta de manutenção, podemos destacar:

Multas

Pilotar um carro engloba fatores muito maiores que apenas os passageiros, considerando também as vias, pedestres e outros motoristas que o cercam. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), classifica a falta de cuidados prévios com os itens de segurança do carro (itens que possam colocar a dirigibilidade e outras pessoas em risco) como uma infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação.

Lembrando que, se o motorista não for o condutor no momento a Lei também classifica que o proprietário poderá ser acionado legalmente dentro do processo.

Problemas silenciosos

Por maior que seja o seu conhecimento automotivo, existem peças e outros mecanismos de funcionamento em um carro que não emitem sons ou apresentam quaisquer sinais de mal funcionando aparentes. A falta da manutenção preventiva no carro pode gerar com o tempo problemas silenciosos que começam a afetar o seu funcionamento direto.
Amortecedores desgastados podem exigir maior intensidade do uso dos freios, aumentando a distância necessária para uma frenagem, o que em alta velocidade ou emergência pode causar acidente. Já nas velas de ignição, o seu desgaste pode aumentar o consumo de combustível, pois se estende a outros itens de ignição e consequentemente aumentando a emissão de poluentes na atmosfera. Em casos extremos, pode contaminar o óleo responsável por lubrificar o motor e comprometer todo o veículo.

Com o óleo do motor, é perceptível a perda das suas condições ideais de lubrificação, o que prejudica diretamente o seu desempenho. Na bateria, podem haver sinais de panes elétricas,  problemas com o acendimento de faróis, freios e a luz de ré, até mesmo na hora de dar seta ou ligar o rádio, além de descarregar em um curto período e gerar um desconforto em situações onde você precisará do carro (como uma emergência).

E por fim, chegamos ao sistema de freios, que ao trabalhar de forma desgastada pode gerar
a perda total dos discos, ocasionando até mesmo a quebra (em casos onde a pastilha já
não está mais presente e tem a diminuição da espessura dos discos).

Riscos desnecessários

Dirigir um veículo com o tempo se torna uma ação rotineira e até mesmo automática, e esquecemos que ainda sim estamos em uma máquina que nos possibilita alcançar velocidades que nunca chegaríamos a pé. Ao colocar toda a sua família e as pessoas com quem você se importa em um carro, você deve estar seguro e confiante que ele está preparado para aquela viagem, evitando qualquer fatalidade por um item que poderia ter sido preventivamente identificado e consertado, mas por negligência ou a falta de confiança em um profissional qualificado, não foi.

Gastos exorbitantes

Fazer a revisão preventiva no seu carro pode te fazer economizar no final do mês. Estudos feitos pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), apontam que a
manutenção preventiva chega a ser 30% mais em conta que a revisão corretiva, onde há o conserto ou troca de uma peça danificada e outros itens que possam ter sidos afetados por
negligência do proprietário nos cuidados preventivos.

Ao final desse artigo, podemos concluir que fazer a revisão no carro te ajuda a economizar, zelar pelas pessoas que você ama, evitar surpresas inesperadas e transitar com seu carro de acordo com as exigências legais de uso, com segurança para você e todos a sua volta.

 

Sobre a Prema Car

Aliando tecnologia com praticidade, a Prema Car chegou para te trazer uma nova forma de manter sua revisão preventiva em dia. Apenas com o seu celular, a placa e quilometragem do seu carro você tem seu orçamento online completo.

Sem exigências e serviços extras

Disponibilizamos as informações completas sobre os valores das futuras revisões já no primeiro orçamento. Além disso, com a gente você chega a economizar até 40% na hora de pagar em relação ao que é cobrado pelas concessionárias!

Comodidade e tecnologia

Fazemos tudo online! Após agendada a revisão, basta nos informar onde buscar o carro e o nosso serviço leva e traz se encarrega de tudo. Além disso, você terá acesso ao histórico online para controle das revisões e receberá um relatório completo da saúde dos itens de segurança do seu carro. Se você curtiu esse post e quer viver sua experiência Prema, não perca tempo e faça seu orçamento online clicando AQUI.

 

 

Right Menu Icon